Belo Horizonte - 29/01/1993

A passagem por Belo Horizonte e logo em seguida Ouro Preto, foi uma das coisas mais rápidas de toda a viagem. A essa altura já estava com quase 30 dias de viagem e este era o trecho final da excursão, depois destas duas últimas cidades voltaríamos para Natal.
Em Belo Horizonte só visitei (ou lembro) de dois lugares: A Igreja de São Francisco de Assis e a Ladeira do Amendoim.
A Igreja de São Francisco de Assis foi inaugurada em 1943 com projeto arquitetônico por Oscar Niemeyer e faz parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, sendo o último prédio a ser inaugurado. Prédio este que é considerado a obra prima do conjunto. Com o abandono da laje sob pilotis, Niemeyer fez novos experimentos de concreto armado e criou uma abóbada parabólica. Além disto existe um painel de Candido Portinari que mostra um cachorro representando um lobo junto a São Francisco, e por culpa disto permaneceu por catorze anos proibida a cultos. Seu interior abriga a Via Sacra constituida por catorze painéis de Portinari, considerada uma de suas obras mais significativas. A igrejinha da Pampulha é um dos mais conhecidos cartões postais de BH e ponto de visita obrigatório aos turistas. 

Foto retirada da internet
O outro local visitado foi a Ladeira do Amendoim. Ela fica na Rua do Amendoim no Bairro das Mangabeiras. E daí? O que essa ladeira tem demais? Vou contar o que aconteceu comigo: O ônibus foi estacionado na base da ladeira e o motorista solicitou que todos descessem. Após todos saírem do ônibus o motorista desligou o motor, deixou em ponto morto, soltou o freio de mão e também desceu. O que aconteceu? O ônibus começou a subir a ladeira sozinho. Bom, todos ficaram espantados e começaram a surgir as mais diversas explicações e hipóteses: era uma área magnetizada que "puxava" os carros; era uma área visitada por ovin's; não era uma subida e sim uma descida; era a mão de Deus puxando... Bom, eu estive lá e vi o ônibus subindo, explico: o relevo no local nos prega uma peça como ilusão de ótica. Na ladeira, temos certeza que é uma subida, mas depois de estudos (nem precisava tanto) estão tentando provar que é uma descida. (Veja matéria da SuperInteressante). Achei alguns vídeos no YouTube, como esse AQUI, assiste a tire as suas conclusões.
Depois dessa visita sobrenatural segui viagem para Ouro Preto.

Nenhum comentário: