Foz do Iguaçu - 23/01/1993

Ciudad del Este
Nas primeiras horas do dia 23 o ônibus partiu para Foz de Iguaçu. Entretanto faríamos uma parada estratégica [de um dia inteiro] na Ciudad del Este para compras. A Ciudad del Este fica na fronteira do Paraguai com o Brasil, ligada pela Ponte da Amizade [ou Puente de la Amistad] que fica sob o Rio Paraná. A ponte tem 550 metros de comprimento e na época de sua construção em 1962, foi recorde de maior vão livre em pontes de concreto [290 metros].

Ao chegar na cidade, o ônibus parou no centro e nos deixou para um dia inteiro de compras, me senti o próprio muambeiro. Eu não tinha a intenção de comprar nada para revender [claro, não sou sacoleiro] mas algumas pessoas estavam dispostas a gastar o que tinham e o que não tinham no dito "paraguai" e essa era a oportunidade.

Eu andei bastante pela cidade, que em alguns trechos mais parece o bairro do Alecrim com a sujeira e fedor ou a 25 de março em São Paulo, com o povo louco passando com sacolas enormes cheias de "muamba". Nas ruas não existiam banheiros públicos
Compras no Paraguai

Durante o passeio na rua a vontade de ir ao banheiro aumenta a cada meia hora e numa cidade sem infra-estrutura [assim como as brasileiras] sem banheiros públicos o negócio e pagar para urinar. E a Ciudad del Este foi a primeira em que paguei para utilizar o banheiro, custou US$ 1,00 [um dólar] para urinar. Os banheiros eram sujos e ainda bem que era apenas o número 1...
Ainda pela cidade, me recordo que a maioria dos shoppings eram verticais, prédios enormes, alguns exclusivamente dedicados a produtos eletrônicos, ou outro tipo de produto. Naquela época eu já tocava [mais ou menos] guitarra e entrei numa loja de instrumentos musicais à procura da famosa guitarra Fender, que um dos músicos que eu ouvia [Eric Clapton] utilizava. Essa loja de instrumentos era enorme, eu contei pelo menos 100 guitarras e contra-baixos pendurados na parede. Tinha uma sala para você experimentar os instrumentos entre baterias e teclados. Ao perguntar ao vendedor o preço de uma Guitarra Fender Strato, fiquei um pouco decepcionado, o preço era bem acima da cota que tinha para passar na Aduana. Se não me engano a cota era US$ 250 [duzentos e cinquenta dólares] e a guitarra custava US$ 650,00. Mas... daí que o vendedor me oferece um modelo Strato da guitarra de marca SENDER... isso mesmo, Fender com o "S" estilizado bem parecido com a logomarca original da guitarra. Uma falsificação de primeira! Não aceitei claro.
Vendedor oferecer marcas mais "baratas" e cópias "originais" se tornou uma constante na cidade. Já em outro loja procurei por fitas k-7 TDK o cara me deu o preço da caixa com dez unidades: US$ 9,00 mas por US$ 4,50 você comprava uma caixa com a mesma quantidade de fitas da marca TBK.
No final do dia, tinha comprado 02 caixas de fita k-7 TDK, 01 microfone aiwa, 01 tv portátil de 5" colorida [para minha mãe colocar na cozinha] e por último uma fonte universal com vários conectores.
A TV durou mais de 10 anos, foi ma boa compra, eu sempre pedia para testar e prestava atenção para ver se trocariam na hora da embalagem [coisa muito comum por lá].
Quando voltamos ao ônibus por volta de 16h, todos estavam rindo e se divertindo mostrando os cacarecos que compraram na farra do Paraguai. Foi quando a guia informou que íamos pegar uma fila de ônibus por que a Aduana estava revistando os ônibus de turismo procurando por pessoas que compraram acima da cota. Bom todo mundo se calou e ficaram quase uma hora pensando em pagar os impostos ou devolver o material comprado acima da cota.
Ao passar pela fiscalização, a guia informou que vinhamos de Natal e que estávamos a passeio, resultado, passamos para o lado brasileiro sem que nosso ônibus fosse fiscalizado. Eu não devia nada de imposto, mas alguns "coroas" comemoraram como se tivessem ganho na loteria.

Cataras de Foz do Iguaçu
Já em Foz do Iguaçu, desembarcamos no Hotel às 18hs apenas para jantar e dormir. O hotel escolhido foi o Riviera, que está localizado na Rua Marechal Deodoro, 1932.
Nesta noite estava acontecendo o Hollywood Rock no Rio de Janeiro e a Globo transmitiu ao vivo o show da Banda Nirvana [coisa rara naquela época] devido ao sucesso que fazia na época. Assisti com o volume baixo para não incomodar os meus amigos e fui dormir de madrugada.
No dia seguinte, visitei as Cataratas de Foz do Iguaçu que fica no Parque Nacional do Iguaçu. No dia da visita fomos informados que o "registro" estava fechado e o volume de água da vazão estava 60% menor que o normal. Uma pena, pois já era legal ver a queda d'água com 60% menos água, imagina com força total. Ao todo são 275 quedas d'água do Rio Iguaçu com 70 metros de altura em média, é realmente uma das 7 maravilhas da natureza.

O Parque Nacional do Iguaçu é bastante grande, cerca de 180 mil hectares com um perímetro de 420km.
Cataratas de Foz do Iguaçu
Queda d'água 60% menor

Hidrelétrica de Itaipu
No mesmo dia, partimos para a Usina Hidrelétrica de Itaipu. Ela está localizada sobre o Rio Paraná na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Tem capacidade de produção de 14.000 megawatts. Em 2008 bateu o recorde de produção de energia com 94 bilhões de quilowatts hora (kWh), fornecendo 90% da energia para o Paraguai e 19% da energia do Brasil.
É uma obra impressionante, a grandeza das turbinas e da vazão da água são coisas que fazem-nos ficar parados olhando por vários minutos. Na foto abaixo temos noção da dimensão das turbinas, no canto esquerdo vamos dois trabalhadores caminhando próximos às turbinas.

Detalhe: pessoa caminhando perto das turbinas

Vista aérea | Foto Angeloleithold

Além da hidrelétrica, visitei o Marco das Três Fronteiras, localizado entre as cidades de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazu e Ciudad del Este. Este ponto turístico por está localizado entre as fronteiras da Argentina, Brasil e Paraguai, sendo que cada país tem o seu próprio Marco pintado nas cores de suas bandeiras. Os três Marcos juntos formam um triângulo equilátero que fixa o limite territorial e a soberania dos três países.

Marco das Três Fronteiras - Brasil | Foto Wikipédia
A manhã do dia 26 foi liberado para compras e após o almoço partirei para a próxima cidade. De Foz do Iguaçu para São Paulo são pouco mais de 1.100km, será um dos trechos mais longos e cansativos.

Carlos Medeiros disse...

As fitas "TDK" que eu comprava naquela época, eram umas porcarias, gravavam muito baixo, com chiado, não sei se eram falsificadas, pareciam verdadeiras.