Montevidéu / Uruguai - 16/01/1993

Bandeira do Uruguai
A saída para Montevidéu no Uruguai foi no início da manhã do dia 16 de janeiro de 1993. Sempre preferindo a BR-101, desta vez fomos pela BR-116, passando pela cidade de Pelotas até encontrar a RS-471, que vai até a cidade de Chuí e é praticamente uma reta.

Na divisa com o Uruguai uma pausa para foto da placa [que eu não tirei, pois estava deteriorada] que indicava o ponto mais ao Sul do Brasil. Continuando a viagem, chegamos a cidade de Castillos, já no Uruguai, apenas para visitar a Fortaleza Santa Teresa.

Fortaleza Santa Teresa
Construído em 1762 pelos portugueses, é considerada a mais expressiva do país. Localiza-se no Parque Nacional de Santa Teresa, que foi criado para protegê-lo. Tinha a função de guarnecer o desfiladeiro de Angostura e tem a planta de forma pentágono irregular, parecido com a Fortaleza dos Reis Magos em Natal, mas com área maior. Tem suas paredes em tom alaranjado devido a um tipo de líquen que o coloniza e dá essa colocação.

Cheguei em Montevidéu às 22hs do dia 16. Mas o dia de conhecer a cidade será somente o outro, 17. Já no hotel antes de dormir fui mexer no frigobar e, sem querer fiz a besteira de abrir uma mini-garrafa de whisky Johnnie Walker. Até aí tudo bem, mas quando vi o preço em dollar, usei meu jeitinho brasileiro para fechá-la novamente, sem consumir, claro! Ainda assim, na saída fiquei esperando a cobrança que graças a deus não aconteceu... Bom vamos lá.

No Forte Santa Teresa
Montevidéu é a capital e a maior cidade do Uruguai, em 2004 possuia população de 1.325.000 habitantes aproximadamente. Também é a sede administrativa do Mercosul e é considerada a cidade latino-americana com a melhor qualidade de vida. Apesar da proximidade com o Brasil [hehehe], está entre as 30 cidades mais seguras do mundo.

Na cidade visitei a Praça da Independência, onde está localizado também o Mausoléu Artigas. Descendo as escadarias da praça chega-se ao Mausoléu, onde estão conservadas as cinzas do herói nacional.

Praça da Independência
À tarde visitei o Balneário de Pirriápolis, que apesar do nome não é em São Paulo... Ele é formado pelas praias de Los Angeles, La Rinconada e Portales, três praias em uma só. O que achei estranho foi a cor do mar. Acostumado com águas cristalinas, as águas lá no sul do continente estavam com um tom marrom... Não sei se por algum fenômeno ou a temperatura influenciam, não achei legal para tomar banho.

À noite, depois de uma passada no hotel para recolher algumas as coisas, saímos para Buenos Aires.

Detalhe: na foto estou usando chinelo, meia e pochete, na época era o que havia de mais moderno.