Campos do Jordão SP - 10/01/1993

A passagem pela bela cidade turística de Campos de Jordão foi realmente uma "passagem". Após sair do Rio de Janeiro entramos na cidade às 6hs da manhã para fazer pelo menos três dos muitos passeios obrigatórios: Subir de teleférico o Morro do Elefante, conhecer a Fonte da Amizade e o Palácio Boa Vista para continuar a viagem para Curitiba.

A primeira parada foi no Morro do Elefante, que tem esse nome por que visto de longe parece com a "corcunda" do próprio. Com 1800 metros de altura acima do nível do mar do seu belvedere temos uma vista muito bonita da cidade. No morro encontra-se estacionada a primeira locomotiva automotriz que ligou as cidade de Pindamonhangaga e Campos do Jordão. A maneira mais interessante de subir é utilizando o Teleférico.


Inaugurado em 1972 foi o primeiro do gênero no Brasil. As cadeiras de ferro são individuais e como todo teleférico não para de andar, você tem que sentar com  ele em movimento, coisa que descobri neste dia. A medida que ia subindo a temperatura ia descendo. Lá no alto estava muito muito frio, cerca de 4ºC e apesar de estar vestindo calça jeans, duas camisas e um casaco de algodão, de nada adiantou, pois congelando literalmente com os lábios rachandos. Ao descer entrei numa lojinha dessas para turistas despreparados como eu, e comprei um casaco de lã .


A Fonte da Amizade, não impressiona muito pois é uma instalação simples e nada mais é do que uma fonte de água mineral. Reza a lenda que suas águas tem poderes de rejuvenescer quem prova dela. Passeando pela cidade fomos ao Palácio Boa Vista que era a casa de inverno do Governador de São Paulo e  também é um museu com mais de 3000 peças de mobiliário, porcelanas, peças religiosas, pratarias e quadros do Sec. XVII e XVIII.

Foi tudo muito rápido e por volta das 14hs seguimos viagem para Curitiba.




Nenhum comentário: