Salvador - BA 05/01/1993



Chegou o dia da saída, precisamente 04 de janeiro de 1993. Na foto ao lado está a bagagem que levei para essa excursão de 30 dias pelo Brasil e mais três países da América do Sul. Às 18h30 com atraso aceitável de uma hora e meia partimos para o primeiro destino, a cidade de Salvador distante 1126km de Natal [fonte: dnit], seria uma longa viagem.

A primeira noite de ônibus foi muito difícil, não consegui pregar os olhos, não estava acostumado com esse balanço, lembro da passagem por Recife por volta das 23hs e outras cidades. A primeira parada técnica [troca de motorista, banheiro, etc] foi na metade da viagem em um posto de gasolina na cidade de Maceió, por volta das 3h da manhã e com 572km de viagem.


Chegando em Salvador, nos hospedamos no Albergue da Juventude que ficava na Rua Visconde de Itaborahy 514, Amaralina. Atualmente o endereço do Albergue está nesse link: Google Maps.

A visita na cidade foi de 2 dias e além do city-tour que aconteceu no nosso próprio ônibus com um guia nativo, visitamos os principais pontos da cidade: Pelourinho, Igreja São Francisco [que é coberta de ouro], Elevador Lacerda, Farol da Barra, etc. No pelourinho aproveitei para comer um acarajé [quente] com um coca-cola, servido por uma legítima baiana e claro que queimei a boca.


Descer o Elevador Lacerda não dá nenhum barato [acredito que em 1889 quando foi inaugurado, usar o elevador devia ser como andar de montanha russa], na realidade o que encontrei na Cidade Baixa foi um grande fedor de peixe podre, típico do nosso "Canto do Mangue". A cidade não me atraiu em nada, achei-a suja e insegura. Lembro da Guia dizendo que colocasse a carteira no bolso da frente, que tivesse cuidado com a máquina fotográfica, etc. A cidade tem o seu lado bonito, a vista da Bahia de Todos os Santos é muito bonita, entre outras coisas.



Alguns dos locais que visitei:

-Elevador Lacerda: Um dos principais pontos turísticos e cartão postal da cidade, fica na Praça Cayru no bairro do Comércio próximo ao Mercado Modelo, e liga a Cidade Baixa à Cidade Alta. Do alto de suas torres, vemos a Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo.
Tem 72 metros de altura e duas torres: uma que sai da rocha e perfura a Ladeira da Montanha, equilibrando as cabines, e outra, mais visível, que se articula à primeira torre, descendo até ao nível da Cidade Baixa. O elevador mais famoso da Bahia chega a transportar 900 mil passageiros por mês ou, em média, 28 mil pessoas por dia ao custo de quinze centavos de real por passageiro, num percurso de trinta segundos de duração.

- Pelourinho: Centro histórico da cidade de Salvador, no estado da Bahia, classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. O pelourinho da cidade esteve localizado em vários lugares, até sua remoção definitiva no século XIX. O último local de implantação do pelourinho foi um largo, ainda conhecido como Largo do Pelô. Fica no Pelourinho a Casa de Jorge Amado e o IPAC [Instituto do Patrimônio Artistico e Cultural].

- Igreja São Francisco: Foram classificadas, em 2009, como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo.

- Farol da Barra: O Farol da Barra localiza-se na antiga ponta do Padrão, atual Ponta de Santo Antônio. É uma torre com 22 metros de altura, pintada com bandas preta e brancas. O farol está construído no interior do Forte de Santo Antônio da Barra.

Nenhum comentário: